Argamassa Romana


Compartilhar
argamassa-romana-4

Argamassa cimentícia para textura projetada.

Massa Romana é um produto desenvolvido para obter-se um acabamento artístico e decorativo. Permite pintura com Gel envelhecedor, in natura, ou tintas acrílicas a base d'água. Corrige pequenas imperfeições nas paredes, tornando o seu ambiente mais bonito e agradável. Produto inodoro, não tóxico, com ótima aderência, resistente à alcalinidade, conferindo-lhe excelente durabilidade.

Utilização

A argamassa projetada romana é indicada para aplicações em paredes e tetos de alvenaria com reboco desempenado. Pode ser aplicada em áreas internas e externas.

Composição

Cimento branco, dolomitas especiais, aditivos antifúngicos e hidrorrepelentes.

Cor

Branco.

Rendimento

Consumo médio de 2 kg por m² nas duas camadas, podendo variar conforme a porosidade do local a ser aplicado e tipo de aplicação.

Armazenamento

Deve ser mantido em temperatura ambiente, em local seco e arejado, para que não ocorram alterações em suas características iniciais.

Validade

24 meses dentro da embalagem original não violada.

Embalagem

Emabalagem plástica com 20 Kg.

Preparo da superfície

A superfície deve estar firme e em bom estado de conservação, isenta de umidade, poeiras, graxa, mofo ou bolor. Caso apresente problema de umidade ascendente, deve-se impermeabilizar primeiro com Selamix. Em superfícies que apresentar pintura deve-se fazer um lixamento profundo, para permitir a ancoragem do produto.

Preparo do produto

Após calcular a quantidade necessária, diluir 20 Kg da argamassa romana em aproximadamente 30% de água, ou seja, 6 litros em um recipiente limpo, misturando de preferência com agitador mecânico durante 5 minutos, até obter uma massa pastosa sem grumos, ideal para aplicação. Após preparado, o produto deverá ser aplicado em no máximo 1 hora.

Aplicação

Molhar a parede a ser aplicada com brocha ou com a pistola de projeção, etc. A aplicação deverá ser realizada com temperaturas entre 10 a 30° C. A argamassa projetada Romana deve ser aplicada em duas camadas.

Primeira camada: A argamassa Romana deve ser mais diluída, e aplicada com desempenadeira de aço, ou PVC. A camada deve ser uniforme chapando toda a área, evitando falhas na superfície com espessura entre 1 a 2 mm. Aguardar a secagem conforme indicação a seguir.

Segunda camada: Aguardar a secagem da primeira camada até obter uma resistência superficial para aplicação da segunda. Esta deve ser aplicada antes da secagem total da primeira camada. Deve ser aplicada com a argamassa romana diluída em aproximadamente 30% de água, com uma pistola especial de projeção, usando o bico de saída conforme o aspecto desejado. Abrir o ar aos poucos até encontrar o volume de saída de massa ideal. A pressão de saída do compressor deve regular de 30 a 50 libras. Manter a pistola aproximadamente de 40 a 50cm de distância da parede. A projeção deve cobrir por igual toda a superfície a ser aplicada, tomando o cuidado para não sobrecarregar algumas áreas mais do que outras, procurando deixar os flocos em proporções iguais. Após projetada a massa, aguardar uma pré-secagem ao ponto que os flocos não aderem mais ao toque. Fazer o alisamento com uma desempenadeira de aço ou PVC lisa branca, em forma de X de um lado para outro sem emendar as ilhas, deixando-as em formatos semelhantes, sempre com a desempenadeira limpa de resíduos.